Considerações sobre instalações de SQL Server em cluster

Após a série de 4 artigos sobre como instalar uma instância em cluster, venho passar algumas considerações básicas sobre o ambiente em que o SQL Server será instalado:

Rede
Considere sempre utilizar, pelo menos, duas redes distintas. Uma para ligar a aplicação com o SQL Server e outra para a gestão da instância. Uma terceira rede poderia ser adicionada para transferencia de ficheiros de backup.
Ah, isso sem contar a rede de storage…

A regra básica é: Dividir ao máximo!

Discos
A mesma regra serve para os discos, tente distribuir os discos por “funções”, tendo o maior número possível de discos isolados. Considere ter um disco dedicado para dados (mdf e ndf), ficheiros de t-log (ldf) e para a TempDB e, talvez, um disco exclusivo para se criar ficheiros para alojar exclusivamente non-clustered indexes – Isso diminuirá a pressão dos ficheiros de dados assim como a sua fragmentação.

Sobre a TempDB, todo o cuidado é pouco…
Em alguns casos, é interessante ter um disco para os ficheiro de T-Log da TempDB separado dos ficheiros de dados. Aliás, falando em ficheiros de dados da TempDB, tenha em atenção o número de ficheiros a se adicionar…Não deixe a configuração default, mas também não exagere na quantidade de ficheiros.
Em casos de cluster, especificamente paraversões de SQL Server 2012+, considere a utilização de um disco local rápido, como um Fusion-IO ou algo com um bom rácico preço/performance.

Atenção as dependências
Tenha muito cuidado ao gerir as dependência de um cluster. Uma dependência mal feita pode custar caro. Um exemplo: Ao se associar os discos ao SQL Server na instalação, estamos automaticamente criando uma dependência no SQL Server Engine. Ou seja, o SQL Server Engine depende dos discos para ficar online, se um disco ficar offline por qualquer motivo, o SQL Server Engine ira ficar offline também. Na mesma onda, o SQL Server Agent depende do SQL Server Engine e, também, ficará offline.

Onde eu quero chegar aqui? A dependência dos discos é importante? Sim, mas por exemplo, um disco de backup não precisa ser uma dependência do SQL Server. Assim como a rede de backups ou a rede de gestão não precisam ser uma dependência do Hostname Virtual do SQL Server.

Configurações gerais
Não se esqueça de definir a memória mínima e máxima e de definir planos de backup, manutenção de índices e estatísticas de uma forma apropriada.

Tenha em conta que um plano de disaster recovery poderá ser necessário, e dependendo da tecnologia utilizada, o servidor de DR pode trazer mais vantagens… Ou seja, não será apenas um servidor de standby, consumindo recursos a espera de um eventual desastre.

Falando em DR, aproveito para lembrar que no SQL Saturday, em Abril, teremos um workshop muito bom de um amigo meu, chamado Edwin Sarmiento, que virá para Portugal especialmente para este evento. O preço do Workshop é de apenas € 100 e ainda é oferecido o curso completo com videos, disponível em https://www.udemy.com/sqlserverhadrdeepdive/. O preço deste Deep Dive, é de $315.

Ou seja, por € 100 você terá a formação directamente com o Edwin e ainda leva o curso para rever os pontos chave.

Ficam aqui os detalhes do workshop. Eu estarei lá!!!

High Availability & Disaster Recovery Deep Dive

High Availability and Disaster Recovery (HA/DR) is an area that every SQL Server DBA needs to be comfortable with. In this full-day workshop, learn what needs to be considered when embarking on a HA/DR project, the different features and technologies available in SQL Server, and implement them accordingly to meet service level agreements of mission-critical databases.

You will learn:
§  What requirements need to be met when implementing an HA/DR project
§  How to identify different SQL Server features and technologies – backup, recovery, database mirroring, log shipping, clustering, AlwaysOn – that can be used in addressing HA/DR requirements
§  How to implement the appropriate technology to meet HA/DR service level agreements

A group discount (20%) for every 5 registrations is available, so if you want to bring along your whole team – contact us to know the details! 

Link para inscrição: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-high-availability-disaster-recovery-deep-dive-by-edwin-sarmiento-9168803137 

Até a próxima!!!

Posted in Arquivo, Cluster.

Leave a Reply